Palavras do Pároco
Maria, mulher eucarística e missionária.
A novena a Nossa Senhora da Imaculada Conceição reúne a cada ano pessoas e famílias nas casas e nas comunidades. São 9 dias de oração, de meditação, de partilha que devem favorecer a acolhida, a fraternidade. Somos gratos à arquidiocese de Belém cujos subsídios da novena de Nossa Senhora de Nazaré nos ajudaram a preparar a novena da nossa padroeira.
Peço a Deus, pela intercessão de nossa mãe Maria, de tocar o coração dos paroquianos para que participem da novena, preparação à festa do dia 8 de dezembro que, este ano, será presidida pelo Padre André Gautreau, Padre da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago, que foi missionário no Paraná e que, vindo da França, nos visitará nestes dias.
"Maria, mulher eucarística e missionária" é o tema escolhido neste ano. Maria acolheu Jesus, deixou-o crescer nela, vivendo uma união total. Ela foi a casa, o templo de Jesus. Também Maria é mulher eucarística quando canta a sua ação de graças no Magnificat:
Minha alma proclama a grandeza do Senhor;meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador... (Lc 1, 46-55)
Maria foi missionária. Ela viveu para seu Filho. Ela orientou em Caná para seu filho, convidou a segui-lo, a fazer o que ele disser. Ela assumiu a sua missão na fidelidade, na perseverança, na confiança, mesmo nos sofrimentos e com as interrogações. Ela foi serva do Senhor.
Que Maria, nossa padroeira, seja nosso exemplo e ajude cada um e cada uma a ser cada vez mais discípulo e discípula eucarístico e missionário.
A vocês, proveitosa novena sob o olhar e a proteção de Maria, mulher eucarística e missionária, mãe de Jesus, nossa mãe.
Pe. Roberto