quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dúvidas Frequentes 1: Veneração ou Adoração à Virgem Maria?



VENERAÇÃO: Venerar significa honrar; a veneração, por sua vez, tem sentido quando se refere a honrar uma pessoa ou objeto que nos remete a Deus. Claro, fora do âmbito religioso existe a prática de venerar e honrar pessoas, lugares, entre outros. Porém, a veneração, enquanto culto cristão, não tem outro sentido senão valorizar algo, um sinal que nos remete a Deus e seu chamado de conversão a nós.


ADORAÇÃO: Adoração é o culto que prestamos exclusivamente a Deus. "Adorar a Deus é reconhecê-lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e dono de tudo quanto existe, amor infinito e misericordioso. Adorar a Deus é reconhecer, com respeito e submissão absoluta, o nada da criatura.
  
"Porém se podemos orar pelos outros a Mãe de Jesus pode mais"...
 

 Se cremos que Deus é Pai; se cremos que Jesus é o Cristo, o Ungido, o Filho de Deus, também precisamos respeitar, honrar e amar a Mãe de Jesus, a Virgem Maria. Se cremos que todos os que amaram verdadeiramente  a Deus nesta vida estão no céu, e que aqueles que seguiram Jesus e morreram acreditando nele estão ao seu lado, seria o cúmulo do absurdo supor que a Mãe do Cristo aqui na terra não estivesse junto a ele no céu. Maria, ela que, segundo  a Bíblia Sagrada, era cheia do Espirito Santo, declarou de si mesma:

"De hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem - aventurada!" (Lc 1,48)

Nosso Salvador não salvaria sua própria mãe? Nós, cristãos, cremos que recebemos por graça o direito e o poder de pedir e interceder junto a Deus. Podemos pedir ao Pai em nome de Jesus, ou falar diretamente a Jesus e pedir que nos conceda sua bênçãos. O próprio Jesus ensinou isso nos Evangelhos, e que graça maravilhosa é esta! 
 Cremos que Maria, que é nossa Mãe, nossa Irmã e companheira de caminhada, pode pedir também por nós ao seu Filho amado, agora que está com ele na eternidade, em perfeita comunhão. Cremos que, no céu, os santos de Deus estão mais vivos do que nós, aqui na terra, pois alcançaram a vida plena à qual Jesus se referiu (Jo 10,10), e que eles podem nos ouvir. Se existem exageros ao se falar de Nossa Senhora, e isso leva alguns irmãos de outras comunidade cristãs a nos acusar de idolatria, devemos saber que, dentro da verdadeira Fé, nada nos desvia da verdadeira comunhão dos santos e nem da companhia e proteção de nossa bem amada e sempre Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e de todos nós; exemplo incomparável de santidade sempre ao nosso lado no percurso do caminho. Ela é NOSSA SENHORA, porque ela é  Mãe,  Irmã e Companheira de todo vivente, independente de cor, raça ou religião ela é de todos e ama todos.



 Rio Branco - ACRE - 5 De Maio de 2016


Referências:

http://www.abiblia.org/ver.php?id=2329

http://www.ofielcatolico.com.br/2010/01/veneracao-virgem-maria.html

http://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/qual-e-a-diferenca-entre-venerar-e-adorar/



Nenhum comentário:

Postar um comentário