sexta-feira, 6 de maio de 2016

Dúvidas Frequentes 2: O Nascimento de Maria





No Novo Testamento não encontramos dados a respeito do nascimento e dos primeiros anos de vida de Maria. Porém, os primeiros cristãos guardavam lembranças em livros que não são considerados sagrados, mas que nos ajudam a conhecer melhor o início da vida da mãe de Nosso Senhor. Maria nasceu como um milagre: Santa Ana e São Joaquim, seus pais, foram visitados por um anjo após anos de esterilidade, que anunciou que ela iria conceber um filho. Assim, ainda no seio materno, Maria santíssima começou receber a graça de Deus e a interceder por nós.
 Foi Santo Afonso de Ligório quem comentou: "A nossa celeste menina, tanto por causa de seu ofício de medianeira do mundo, como em vista de sua vocação para Mãe do Redentor, recebeu desde o primeiro instante de sua vida, graça mais abundante que a de todos os Santos reunidos.. E que admirável espetáculo para o céu e para a terra, não seria a alma dessa bem-aventurada menina, encerrada ainda no seio de sua mãe!" 
Sua presença na terra foi uma verdadeira fonte de graças para todos aqueles que dela se aproximavam ao longo de toda a sua vida. 
Quando celebramos a Natividade de Nossa Senhora, trazemos o cenário da época: o mundo pagão era politeísta, ou seja, as pessoas adoravam simultaneamente vários deuses. Assim, a primitiva igreja apresentou com cuidado Nossa Senhora como a Mãe de Deus. Foi somente após a queda do Império Romano do Ocidente e a sucessiva cristianização dos povos que a igreja começou a colocar Nossa Senhora na evidência que lhe compete e a exaltar suas maravilhas. Existem diversas hipóteses sobre seu local do nascimento: para alguns, ela teria nascido em Nazaré, outros apontam a cidade de Séforis e, por fim Jerusalém.
A festa do Nascimento de Maria (Natividade de Nossa Senhora), era celebrada no Oriente católico muito antes de ser instituída no Ocidente Segundo uma bela tradição, tal celebração teve início quando São Maurílio a introduziu na diocese de Angers, na França, após passar por uma revelação no ano de 430. Um senhor de Angers encontrava-se na padaria de Marillais, na noite do dia 8 de setembro daquele ano, quando ouviu anjos cantando no céu. Perguntou-lhes qual o motivo do cântico e eles responderam-lhe que cantavam pela alegria do nascimento de Nossa Senhora. Podem ser encontrados registros da festa em Roma já no século VII. O Papa Sergio tornou-a solene, mediante uma grande procissão. Posteriormente, Fulberto, Bispo de Chartres, muito contribuiu para a difusão dessa data em toda a França. Mais foi o Papa Inocêncio IV que, em 1245, durante o Concilio de Lyon, estendeu a festividade para toda a igreja. O nascimento de Maria Santíssima traz ao mundo o anúncio jubiloso de uma boa nova: a mãe do Salvador já está entre nós. Ela é a aurora que anuncia o sol de justiça que dissipa as trevas do pecado. Ela é bendita entre todas as mulheres. 

Rio Branco Acre 6 de maio de 2016

REFERÊNCIAS: 

http://catolicos.vialumina.com.br/index.php/curiosidades-sobre-a-festa-da-natividade-de-nossa-senhora/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário